• User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Políticas para o Mar

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    2:17:19
    Políticas para o Mar

    18 de setembro de 2015 - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

    07 outubro 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (199)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Apresentação das Sessões Paralelas

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    15:43
    Apresentação das Sessões Paralelas

    11 DE ABRIL DE 2015

    9h00 a 9h30 (Grande Auditório, FEUP)

    Apresentação das Sessões Paralelas

    Moderador: António Barbedo de Magalhães

     

    Apresentação dos Programas das sessões paralelas pelos seus moderadores e acompanhamento dos participantes para as respetivas salas.

     

    05 maio 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (219)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Sínteses e Ideias para o Futuro

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    1:41:31
    Sínteses e Ideias para o Futuro

    11 DE ABRIL DE 2015

    11h30 a 13h15 (Grande Auditório, FEUP)

    Sínteses e Ideias para o Futuro

    Moderador: António Torres Marques

    28 abril 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (241)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Debate sobre Educação Informal

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    2:24:02
    Debate sobre Educação Informal

    10 DE ABRIL DE 2015

    21h15 a 23h30 (Grande Auditório, FEUP)

    Debate sobre Educação Informal

    Moderador: António Barbedo de Magalhães

    28 abril 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (267)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Educação informal e a aprendizagem com os pares e por projetos

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    2:16:55
    Educação informal e a aprendizagem com os pares e por projetos

    10 DE ABRIL DE 2015

    17h15 a 19h30 (Grande Auditório, FEUP)

    Educação informal e a aprendizagem com os pares e por projetos

    Moderador: Daniel Freitas (Presidente da FAP, Federação Académica do Porto)

    27 abril 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (252)
    Report
  • User

    Pedro Vieira created a new album, NOVOS PARADIGMAS FEUP

    Novos Paradigmas - Debates na FEUP

    O mundo está a mudar rapidamente, e a mudança só não trará consigo muito graves crises se acordarmos para a inevitabilidade da mudança e procurarmos contribuir para que seja uma mudança controlada e positiva para todos.

    Desde há décadas que os cientistas sabem que o clima está a mudar e que são grandes os riscos de uma mudança descontrolada, inevitável se não se tomarem medidas eficazes em tempo oportuno.

    As opiniões públicas, quer ocidentais quer orientais, formadas e "informadas" pelos respectivos 'media', demoraram ou têm demorado bastante mais tempo a conhecer e reconhecer esses riscos. Só depois da eleição de Obama para presidente do EUA é que este país, o maior poluidor internacional, decidiu assinar o Protocolo de Kyoto sobre as mudanças climatéricas.

    Apesar da enormidade do drama das populações com fome, sem água potável, quase sem cuidados de saúde e sem serviços de educação, a consciência universal desse problema é reduzida.

    A consciência social e ética e o empenhamento de um número crescente de pessoas tem levado a uma progressiva consciencialização deste e doutros problemas, sem, no entanto, ser suficiente, ainda, para alterar de forma significativa, o estado das coisas.

    Do ponto de vista social, este segundo drama da sociedade de consumo em que ainda vivemos, não é menor do que o primeiro.

    Estas realidades levantam preocupações e interrogações. Será que uma e outra coisa são inevitáveis e nada há a fazer para as modificar?

    De facto, a sustentabilidade é incompatível com o modelo cultural e de sociedade em que temos vivido e com o aumento crescente e descontrolado da população mundial e com o seu progressivo envelhecimento. Queiramos ou não, a humanidade precisa de encontrar soluções que tornem sustentável, ambiental e socialmente, a sociedade a nível planetário.

    As recentes crises financeira e monetária vieram lançar sinais de alerta. Afinal os sistemas financeiro e monetário, dois dos pilares da economia e da sociedade em que temos vivido, não são tão sólidos quanto parecia.

    A rápida ascensão da China, como potência industrial, e da própria Índia e dos restantes dois BRIC (Brasil e Rússia), a sua concorrência imbatível que determinou já o encerramento de tantas unidades fabris em Portugal e em todo o mundo ocidental, já alteraram de forma quase radical o sistema de trocas internacional.

    A proposta de criação de uma moeda mundial para as trocas internacionais, que substituísse as moedas nacionais, nomeadamente o dólar, ou de grupos de países, como o euro ou a libra, apresentada pelo Brasil e a Rússia, chama a atenção para a possibilidade de alternativas que, a concretizarem-se, serão autênticas revoluções no paradigma da economia mundial, com mudanças significativas dos balanços de poder a nível planetário.

    Tudo isto são sinais de que a realidade envolvente não só tem que mudar como que está, de facto, a mudar, quer queiramos tomar consciência e participemos nessa mudança, quer não.

    22 abril 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (8)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Dia da FEUP 2015

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    2:4:08
    Dia da FEUP 2015

    O Dia da FEUP nasceu e realiza-se anualmente com o objetivo primeiro de fortalecer o ADN da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, reconhecendo e valorizando o sucesso profissional e pessoal dos atuais e antigos estudantes, dos docentes e investigadores e dos técnicos que constituem a ‘Comunidade FEUP’.

    Os estudos de engenharia no Porto remontam à criação da Academia Polytechnica do Porto, a 13 de janeiro de 1837. Surgiu com o intuito de desenvolver as ciências industriais no país e em particular na região, dando assim resposta às necessidades dos seus comerciantes e industriais, dos vinhateiros do Douro e dos industriais do transporte marítimo.

    Com a criação da Universidade do Porto, em 1911, na sequência da instauração da República, os estudos de engenharia encontraram enquadramento na nova Faculdade Técnica, criada em 1915 e transformada em ‘Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto’ em 1926.

    A FEUP é pois herdeira de 177 anos de um papel institucional preponderante no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

    Hoje, a FEUP afirma-se como Escola de Referência, competitiva e cooperante na cena internacional, na procura da melhor resposta para os grandes desafios do planeta.

    A FEUP é o resultado do empenho da sua Comunidade. É no contributo de todos, antigos e atuais estudantes, docentes e investigadores e técnicos, que se encontra a principal razão dos bons resultados do passado. É na capacidade de trabalhar em conjunto com a Sociedade que se encontra a nossa maior valência para continuarmos a fazer o Futuro.

    03 fevereiro 2015
    Reply
    Like (0)
    Dislike (246)
    Report
  • User

    Pedro Vieira uploaded a new media, Comemoração Novos Mestres - FEUP 2014

    COM_HWDMS_MEDIA_TYPE
    2:27:25
    Comemoração Novos Mestres - FEUP 2014

    Comemoração Novos Mestres - anteriormente designada Dia da Graduação - é uma cerimónia marcante na vida da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

    Com o objetivo de agraciar os estudantes que terminaram os seus Mestrados no final de 2013 e em 2014, a (FEUP) organiza um evento ímpar que pretende ser uma celebração familiar e festiva. 

    Damos também o merecido palco aos estudantes que se destacaram, com a atribuição de Prémios de Mérito, concedidos por empresas e outras entidades parceiras da FEUP. 

    A exemplo de anos anteriores contaremos com a presença de um ex-aluno como orador convidado. 

    A cerimónia termina com um Porto d'Honra para todos os convidados. 

    Programa 
    09h30 // Receção 
    10h00 //Abertura: Cortejo Académico, Momento musical 
    10h30 // Parte I: Alocução Inaugural - Diretor da FEUP ; Alocução dos Estudantes - Presidente da AEFEUP 
    11h00 // Parte II: Nomeação dos diplomados e apresentação de cumprimentos; Entrega de prémios de mérito; Momento musical 
    span style="color: #000000; font-family:

    04 dezembro 2014
    Reply
    Like (0)
    Dislike (307)
    Report